1º ano: Dia da Mulher

1º ano dia internacional da mulher

O dia 08 de março é o dia em que o mundo comemora o Dia da Mulher, fruto de muitas lutas e e resistências, a mulher sempre foi vista como pessoa frágil e não capaz de tomar as decisões de sua própria vida. Hoje, podemos observar muitas conquistas, mas ainda há resistência e machismo em muitos lugares, até entre as próprias mulheres.

Para homenageá-las é que as atividades dessa semana são voltadas para essa data importante, afinal, a educação transforma e se queremos mudar algo, começamos através de concientização de nossos educandos. Sugere-se o trabalho de cada atividade com um ano específico, porém podem ser trabalhados com qualquer série, dependendo do nível da sua turma.

Para o 1º ano há o desenho e a escrita do nome da mulher mais importante da vida dos pequenos, bem como a contagem de letras e sílabas. No 2º ano propõe-se a produção de um acróstico e de um bilhete para uma Mulher. Para o 3º ano, além do bilhete, um caça-palavras de adjetivos que caracterizam a Mulher e, por fim, para os 4º e 5º anos a união do acróstico, caça-palavras e bilhete.

Você, professor, para complementar esta atividade, pode ler sobre o porquê da comemoração do dia da Mulher em 08 de março e abrir uma roda de conversa sobre o assunto. Pode também citar as mulheres importantes de sua cidade, que marcaram a história da cidade ou do país. Pode também elaborar um cartaz coletivo ou em grupos sobre esse dia e as conquistas e lutas das mulheres no mundo todo, como direito ao voto, entre outras conquistas, além de debater com a turma quais outras conquistas são necessárias, ou se a mulher já é tratada como igual nos dias de hoje. Enfim, use sua criatividade!



HABILIDADES:

EF01LP02- Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

EF01LP06- Segmentar oralmente palavras em sílabas.

EF15AR04- Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

EF15AR05- Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

EF02LP07- Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

EF02LP08- Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

EF02LP13- Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF35LP07- Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso

EF35LP08- Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF03LP01- Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

EF03LP02- Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

EF04LP01- Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema- -grafema regulares diretas e contextuais.

EF04LP02- Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).

EF05LP01- Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema- -grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Histórias e Conquistas 🌸

Neste vídeo educativo, embarcaremos juntos em uma jornada para explorar a história e a importância do Dia Internacional da Mulher. Aprenda sobre a origem deste dia especial, as lutas das mulheres por igualdade de direitos e conheça figuras inspiradoras, como Susan B. Anthony, Bertha Lutz e Malala, que desempenharam papéis significativos na conquista dos direitos das mulheres em todo o mundo, incluindo o direito ao voto.

Além disso, destacaremos a importância da igualdade de direitos entre meninos e meninas, mostrando como todos merecem oportunidades iguais. Para celebrar, vamos participar de uma brincadeira especial! Junte-se a nós nesta jornada de aprendizado e gratidão.

Não se esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever para mais conteúdo educativo! 🌟

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade